AI IOIÔ (Linda Flor) – Musica Henrique Voleger – Letra Marques Porto e Luiz Peixoto,

Ai Ioiô (Linda Flor)

Texto copiado do You Tube:

Escrito por Moacir Silveira

Em 1928 Henrique Vogeler (Henrique Gypson Vogeler, 1988-1944) compôs uma música que logo chamou a atenção pela graça e beleza de sua linha melódica. Compositor, pianista, arranjador e maestro de formação clássica, Vogeler era conhecido e prestigiado no meio musical carioca desde 1910. Filho de alemão, mas nascido no Catumbi, RJ, compunha muito para as Burletas Comédias Musicais e para o Teatro de Revista, além de produzir arranjos e reger orquestras e espetáculos da Praça Tiradentes. Um clássico musical estava nascendo e ele não sabia. A primeira letra foi escrita por Cândico Costa com o título de “Linda Flor”. Considerada rebuscada demais esta letra não emplacou. Algumas fontes sugerem que o próprio compositor não teria ficado satisfeito com o resultado. Talvez por iniciativa do próprio Vogeler, a música foi oferecida a Freire Jr, que escreveu uma nova letra e a rebatizou com o nome de “Meiga Flor”. Embora gravadas por Vicente Celestino e Francisco Alves respectivamente, nem a primeira ou a segunda canção obtiveram sucesso. Mas, ainda em 1928, a pedido de Aracy Cortêz uma nova letra foi elaborada por Marques Porto e Luiz Peixoto, desta feita logrando o mais estrondoso sucesso com uma letra que recebeu o nome de “Ai Yoyô”. Com um fraseado simples, singelo e emotivo, versos fáceis de memorizar a canção logo caiu no gosto popular. Gravada e regravada por nossas grandes cantoras (Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Zezé Gonzaga, Elis Regina, Alcione, Maria Bethania, dentre outras) entrou para a história da MPB. Com imagens de Odair José Vídeojornalismo, fotos: IMAGINE fotografias de Blumenau –SC, reveja esta bela canção incluída no disco “Sem Limites”, lançado em 2001 pela Universal Brasil, com a magistral interpretação de Alcione e Maria Bethania:

(Here’s the best of Brazilian music in lyrics and video.)

AI IOIÔ (Linda Flor)
De: Henrique Vogler, Luiz Peixoto, Marques Porto e Cândido Costa

Ai, Ioiô
Eu nasci pra sofrer
Foi olhar pra você
Meu zoinho fechou
E quando o zóio eu abri
Quis grita, quis fugir
Mas você
Eu não sei porque
Você me chamou
Ai, Ioiô
Tenha pena de mim
Meu senhor do Bonfim
Pode inté se zangar
E se ele um dia souber
Que você é que é
O Ioiô de Iaiá
Chorei toda noite, pensei
Nos beijos de amor que te dei
Ioiô, meu benzinho do meu coração
Me leva pra casa, me deixa mais não

Deixe uma Resposta

