Zora Neale Hurston, a escritora, a ativista, a antropologa, homenageada pelo Google doodle no dia do seu nascimento 7 de Janeiro

Tres fatos interessantes sobre Zora:

Apelidou Harry S. Truman  de “O Carniceiro da Asia”  (Com relacao ao fato de Truman ter autorizado a jogar a bomba nuclear em Hiroshima e Nagazaki)

Era contra as cotas dadas aos negros “Se eu disser que um sistema inteiro deve ser modificado para que eu possa vencer, eu estou dizendo que eu não posso jogar de igual para igual, e que as regras  devem ser feitas para me dar uma chance. Repudio isso. Se os outros estão lá, me de uma oportunidade e deixe-me ver o que posso fazer com ela (se opondo a decisao da suprema corte americana Brown  contra Board of Education); Isto nao quer dizer que ela era a favor da Segregacao racial Americana mas estava preocupada que a decisao da corte suprema  poderia tornar-se um precedente  para um governo federal poderoso  que pudesse podar a liberdade individual.

Ela era tambem contraria a politica intervencionista estrangeira do governo Americano. Em sua autobiografia ela comparou o governo Americano a uma “cerca de bens roubados”. Hurston achava ironico o fato que a s mesmas pessoas que achavam nobre morrer por liberdade e democracia pudessem repudiar qualquer pessoa que apontasse a inconsistencia de seus valores de moral (criticando aqueles que lutavam pa favor de liberdade em outros paises mas negava liberdade interna, exemplo, aos negros, as mulheres e outra minorias)

 

Deixe uma Resposta

