O Estado Americano que ganhou na “loteria geologica” 500 bilhoes de dolares

O Estado Americano de Wyomming acabou de ganhar na loteria. Foi encontrada uma jazida de Litio avaliado em 500 bilhoes de dolares. Agora o Estado esta aceitando aplicacoes para extracao da jazida. Quatro aplicacoes ja foram preenchidas para extracao da jazida. O Estado ainda nao decidiu se vai fazer um leilao ou se agraciara ao primeiro aplicante os direitos de exploracao

Análises preliminares de amostras de fluidos recuperados de um poço perfurado na regiao chamada  Rock Springs Uplift (uma regiao que é uma formação geológica que registra a sedimentação contínua de seis milhões de anos de um grupo de lagos entre montanhas

Um estudo sugeriu  que as salmouras do reservatório, se extendem a  numa área de 65 quilômetros quadrados de uma area total de  5180 quilômetros quadrados do Uplift (ou o processo geologico de cadeia de montanhas) pode conter 228 mil toneladas de lítio.

 

(artigo em Ingles: Wyoming goes slow on $500 billion lithium find ou The discovery of lithium in Sweetwater County

Mas o que e mesmo o Litio?

(fonte: Wikipedia)

O Lítio (grego lithos, pedra) é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7 u, contendo na sua estrutura três protons e três electrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente ao grupo (ou família) 1 (anteriormente chamado 1A), entre os elementos alcalinos.

Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É um elemento sólido porém leve, sendo empregado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias elétricas e, seus sais, no tratamento do transtorno bipolar.

========

O Rock Springs Uplift é uma área de elevados Cretáceo às rochas do Eoceno em Wyoming cercado e uma vez coberto por sedimentos da Formação Rio Verde, que foram depositados no Eoceno Lake Gosiute. O Rock Springs Uplift formado no Cretáceo Superior através do Eoceno e está relacionada com a orogenia Laramide.  a estrutura é um norte-sul tendências anticlinal  com uma expressão de superfície de aproximadamente 56 milhas (90 km) por 28 milhas (45 km). A comunidade de Rock springs está localizado na margem ocidental da elevação.

A Formação Rio Verde é uma formação geológica do Eoceno que registra a sedimentação de um grupo de intermountain lagos em três bacias ao longo do rio Verde de hoje em Colorado, Wyoming, e Utah. Os sedimentos são depositados em camadas muito finas, uma camada escura durante a estação de crescimento e uma camada inorgânica luz matiz no inverno. Cada par de camadas é chamado um várvicas e representa um ano. Os sedimentos da Formação Rio Verde apresentam um registro contínuo de seis milhões de anos. A espessura média de um várvicas aqui é de 0,18 mm, com uma espessura mínima entre 0,014 mm e no máximo de 9,8 mm.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: