A industria citrica Americana esta com cancer

O Estado da Florida, o maior produtor de laranja do mundo depois do Brasil, com uma safra estimada em 9 bilhoes de dólares, não pode sobreviver a uma doença incurável que ameaça acabar com pomares de citros em todo os Estados Unidos.

A doença conhecida como “citrinos esverdeamento” ou HLB, é causada por uma bactéria, Candidatus Liberibacter asiaticus. As bactérias são transmitidas de árvore em árvore por um pequeno inseto chamado psilídeo cítrico asiático, o New York Times relata.

Uma árvore afetada por citrus greening pode não apresentar sintomas durante anos. Eventualmente, no entanto, as folhas ficam amarelas e caem, enquanto o fruto da árvore não consegue amadurecer, caindo no chão prematuramente antes que a árvore morre lentamente.

Embora o Sunshine State é agora o mais gravemente afetado – todas as 32 areas municípais citrinas da Flórida têm relatado a doença – a praga também foi encontrada na Califórnia, Arizona, Texas e outros estados. China, México e Brasil também estão às voltas com infestações.

Outros fatores, tais como: Furacões, doenças (cancro, outra infecção bacteriana de frutas cítricas), congelamentos rígidos e os caprichos do mercado internacional de laranja, que o Brasil domina, também atingem a indústria de citros da Flórida.

A indústria não está desistindo facilmente, no entanto. Nos últimos seis anos, citricultores já gastaram US $ 60 milhões para estabelecer um centro de pesquisa em busca de erradicar “greening” dos citros, de acordo com RT.com.

Os legisladores da Florida também aprovaram um fundo de US $ 8 milhões para pesquisas sobre a doença, enquanto a Washington State University iniciou um projeto de 9 milhões de dolares, de cinco anos para desenvolver Psilídeos (insetos parecidos com a cigarra) geneticamente modificadas que não podem transmitir o greening citros, ja que os psilídeos cítrico asiáticos sao os atuais vetores destas bacterias e virus destruidores.

Ate mesmo a Coca-Cola está auxiliando na luta: A empresa, que detém Minute Maid, anunciou planos de investir 2 bilhões de dolares para plantar 25 mil hectares de novos pomares de laranja da Flórida.

O investimento da Coca-Cola é “um impulso moral real para a indústria e um sinal de que eles têm confiança de que vao encontrar uma cura para o greening,” Adam Putnam, comissário de agricultura da Flórida, disse ao jornal The Times.

======
fonte: news.yahoo.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: