Uma nacao de ovelhas tera um governo de lobos – Somos Mediocres? ou Imbecis?

“Uma nacao de ovelhas tera um governo de lobos”
Encontrei num recibo de gasolina dentro do meu carro. Deve ter sido um dia que li, num parachoque de um desses carros de um free-spirit (uma pessoa que se preocupa com as desigualdades do mundo e sao pela paz; muitos dos hippies dos anos 60 eram considerados free-spirit; nao sei o termo em Portugues que mais se assemelha a isso: liberal, paz e amor, ambientalista, sei la algo assim) e resolvi escrever a frase em um dos recibos de gasolina que tenho espalhado pelo carro; Ontem limpando o carro, encontrei a frase e resolvi comentar sobre a mesma dentro de um contexto mais concreto que vivemos hoje, no Brasil e no mundo.

A frase, sempre atual, se refere a nacoes cujos governantes abusam da ignorancia e passividade de sua populacao. e muitos de nos sabemos quais sao essa nacoes. O Brasil com certeza se inclui e se exclui desta lista a medida que o povo age e reage as injusticas que existem no pais. Tenho impressao que caminhamos a passos largos no caminho do desenvolvimento, mas a ignorancia ainda prolifera. Nossa classe politica e extremamente sub-mediocre. Sim, “sub”, porque como dizia meu colega de faculdade, o Pacoca, mediocre nao e ofensa a ninguem. Uma pessoa mediocre tem resultados “medios” nao acima da media, nao abaixo da media, apenas resultados medios, ou resultados mediocres. Nossa classe politica, sub-mediocre, que rouba, que corrompe e se corrompe, e que e causadora de tantos maleficios ao povo e ao pais, assim o faz devido ao lado ovelha de nos, os brasileiros que se deixam manipular aos crapulas do poder que se multiplicam no pais. A tecnologia que evolui tambem a passos largos e como uma faca de dois gumes. Por um lado ajuda a pilantragem, as falcatruas e o acobertamento dos roubos que ocorrem com o dinheiro publico e privado do nosso pais. Por outro lado, ajuda a desvencilhar estas mesmas falcatruas e roubos atraves do rastreamento do dinheiro roubado, do fator big brother onde tudo e todos podem ser vigiados e onde as auditorias serias podem descobrir os podres dos politicos e empresarios imbecis que querem enriquecer e ficar no poder, pois estes crapulas nao tem (ou nao querem ter) consciencia de que caixao nao tem gavetas e que juntar um Real ou bilhoes de Reais nao faz diferenca nenhuma no dia da morte.

E como diria George Bernanos: “Meu grande medo não é morrer, mas morrer como um imbecil”. fico pensando nos dois contextos desta frase, o do imbecil ingenuo e o do imbecil consciente:

Por exemplo:

Os 237 individuos que morreram como imbecis em Santa Maria. Gente jovem, bonita, com um futuro brilhante pela frente, a maiora na media dos seus 20 e poucos anos. Morreram como imbecis, pois no alto da imbecilidade proveninente da inocencia que e comum a todos os jovens, nunca pararam para analisar que um lugar com quase mil pessoas e com apenas uma porta de saida seria um convite ao desastre caso houvesse um estampido, tumulto ou coisa parecida. Me lembro quando eu ia ao bailes na vizinhanca onde morava e muitas vezes entrava nas discotecas e festas dancantes com tao poucos recursos de seguranca, provavelmente com ate menos seguranca que essa tal boate “Beijo” apresentava
Fui imbecil muitas vezes fazendo as coisas sem pensar nas consequencias (fui jovem)
Fui imbecil muitas vezes nao fazendo as coisas pensando nas consequencias (fui covarde)
Fui imbecil muitas vezes fazendo as coisas pensando que as consequencias seriam outras (fui ingenuo)

Porem

Nao fui imbecil muitas vezes fazendo as coisas sem pensar nas consequencias (fui jovem)
Nao fui imbecil muitas vezes nao fazendo as coisas pensando nas consequencias (fui comedido)
Nao fui imbecil muitas vezes fazendo as coisas pensando que as consequencias seriam outras (fui integro)

Portanto minha luta diaria e a de nao morrer, como um politico ou empresario imbecil inescrupuloso, nem como um jovem imbecil e ingenuo, apesar do imbecil do politico e do empresario ser muito mais grave e nojento que o imbecil do jovem e do ingenuo. Nenhum dos dois imbecis sao desejaveis, mas apenas o segundo e mais justificavel.

Segue entao aqui, numa homenagem ao escritor que analisou a medicridade e a imbelicidade humana muito bem, algumas de suas frases e pensamentos mais importantes:

George Bernanos

O acaso assemelha-se a nós.

A vida ensinou-me que ninguém é consolado, sem que tenha primeiro consolado outros; que nada recebemos, sem que primeiro tenhamos dado.

As faltas que cometo não me ajudam, perturbam-me demasiado.

O perigo não está na multiplicação das máquinas e sim no número cada vez maior de pessoas habituadas, desde a infância, a só desejar o que as máquinas podem dar.

De quem nos ama, esperamos sobretudo de um pouco de tempo.

Se queres assumir em pleno o teu trabalho, não te esqueças de que toda a vocação só se consegue concretizar com muita dedicação.

Quem busca a verdade do homem deve apropriar-se da sua dor.

Morro em cada noite para ressuscitar em cada manhã. (…) Cada noite em que se entra é aquela da Santíssima Agonia….

As razões da honra não têm coerência. Mas os povos não podem prescindir da honra, pagaremos caro termos acreditado em nós em vez de nela.

A verdadeira esperança é uma qualidade, uma determinação heróica da alma. E a mais elevada forma de esperança é o desespero superado.

A partir de certa idade, a glória chama-se desforra.

Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.

Que Deus nos proteja dos santos!

Tão frequentemente o intelectual é um imbecil que o deveríamos sempre tomar como tal, até que nos tenha provado o contrário.

De todos os inconvenientes da idade, a experiência não é o menos importante.

Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.

Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações.

O mundo será julgado pelas crianças. O espírito da infância julgará o mundo.

Boas palavras custam pouco e valem muito.

As pequenas coisas parecem insignificantes, mas dão-nos a paz.

O pobre prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento.

A esperança é a maior e a mais difícil vitória que um homem pode ter sobre a alma.

fonte: Pensador

Deixe uma Resposta

