Ciência e Meio Ambiente Por R$ 555 mi, (326.5 milhoes de dolares) Brasil passa a fazer parte do observatório ESO

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4866296-EI301,00-Por+R+mi+Brasil+passa+a+fazer+parte+do+observatorio+ESO.html

O ESO é um dos principais observatórios astronômicos do planet
Foto: ESO/Y. Beletsky/Divulgação

O Ministério da Ciência e Tecnologia assinou um acordo para pesquisa astronômica no hemisfério sul com o ESO – Observatório Europeu do Sul -, na quinta-feira, dia 29, em Brasília. O convênio, que custará cerca de R$ 555 milhões em 11 anos, permite que o País participe da construção do futuro superobservatório E-ELT de 42 m de altura, que deve ser inaugurado em 2021, no Chile.

Na cerimônia de assinatura, o ministro Sergio Rezende afirmou que o acesso a ferramentas mais modernas será benéfico para a evolução das pesquisas brasileiras. “A ESO é uma organização multilateral que até agora só tinha como membros os países europeus. A entidade é proprietária das melhores instalações de astronomia do mundo”, falou.

De acordo com o site do Ministério da Ciência e Tecnologia, além da construção do E-ELT – European Extremely Large Telescope – , o Brasil deve participar dos outros dois principais projetos do ESO: Giant Magellan Telescope – GMT; Thirty Meter Telescope.

O Brasil é o primeiro país não-europeu a participar do ESO, que conta com 14 países da Europa e tem orçamento anual de 135 milhões de euros. Embora as instalações para a construção do telescópio estejam no Chile, o país serve apenas de abrigo devido às melhores condições climáticas e geográficas para o estudo da astronomia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: