Halitose ou mau halito – causa 90% vem da boca

fonte: http://www.halitobom.com/causas.php

O que causa o Mau Hálito?

Trecho extraído do livro digital Hálito Bom:

Você já deve ter ouvido que os problemas de mau hálito têm sua raiz em problemas do sistema gastroenterológico e a solução tem que partir daí, não é mesmo?

Realmente, EM ALGUNS CASOS, as causas podem ser gastrites, esofagites e outras infecções e problemas de má digestão que acabam provocando halitoses.

Mas, segundo estudos de Universidades e de associados à IABR (International Association of Breath Research) em 90% dos casos, a causa do mau hálito está na própria boca!

Isso mesmo! O mau hálito se inicia na própria boca. Mais precisamente por causa das bactérias anaeróbicas que existem em sua língua!
Essas bactérias vivem em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio, entre as papilas gustativas (foto ao lado).

Elas não estão na superfície das papilas gustativas, onde há bastante oxigênio, da própria boca. Elas ficam na base e entre as papilas, onde há menos oxigênio e onde elas não são “varridas” pela saliva que engolimos durante a mastigação e durante o dia.

Os maus odores são provenientes do processo de digestão dessas bactérias. O resultado dessa digestão gera produtos baseados em Enxofre, tais como:

* Sulfureto de Hidrogênio: odor de ovos podres
* Mercaptanas ou Tióis: mesmo cheio de cortumes
* Cadaverina: Sim, ela tem esse nome por ter cheio de cadáver
* Putrescina ou Butanodiamina: Podre
* Ácido Isovalérico ou Ácido 3-Metil-Butanoico: Cheiro de Chulé

Se você leu tudo isso acima e ficou com o estômago embrulhado, eu te entendo perfeitamente! Foi exatamente como me senti, depois de descobrir tudo isso. E aí as coisas começaram a fazer mais sentido.

Estes são compostos Sulfúricos Voláteis e eles se misturam aos gases que são expirados do seu pulmão quando você está conversando ou durante a própria respiração e são percebidos, pelas outras pessoas, de forma muito negativa.

As pessoas rejeitam esses odores pois, uma vez que o cérebro os “sente”, através do olfato, ele entende que você está com algum tipo de infecção e, portanto, o melhor a fazer é ficar longe de você. E é isso que ele “manda” as pessoas fazerem: Vá embora! Saia de perto dessa pessoa! Ela te faz mal!

Isso já me fez perdoar minhas namoradas que me mandavam delicadamente escovar os dentes – as mulheres realmente têm um jeitinho especial de não nos magoar.

E também entendi que o problema não era comigo (minha auto-estima mandou um grande abraço nessa hora e eu economizei milhares de reais com psicólogos).

Todos nós possuímos essas bactérias em nossas bocas – elas fazem parte da flora bacteriana bucal e cumprem sua função no processo de digestão dos alimentos. Portanto, todos nós temos níveis diferentes desses componentes voláteis, que causam odores.

O hálito de ninguém é agradável pela manhã, não é mesmo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: