13 outubro 2010 – Brasileiros criam droga contra asma a partir de veneno

fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4732756-EI8147,00-Brasileiros+criam+droga+contra+asma+a+partir+de+veneno.html

O Instituto Butantan, em São Paulo, desenvolveu uma droga contra a asma que, segundo os especialistas, não tem os efeitos colaterais do corticoide. Os pesquisadores desenvolveram a substância a partir do veneno de um peixe. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo a secretaria, a droga tem propriedades anti-inflamatórias e é mais eficiente que os tratamentos já existentes. O instituto patenteou a criação e prepara o registro em outros oito países.

“Os medicamentos mais eficazes contra asma utilizam corticoide, uma substância que causa inúmeros efeitos colaterais no organismo. Nosso desafio foi desenvolver uma droga capaz de atuar com a mesma eficácia, mas sem o impacto negativo”, afirma Monica Lopes Ferreira, uma das responsáveis pela pesquisa, em comunicado da secretaria.

Os corticoides podem inibir o funcionamento do sistema imunológico, além de causar problemas aos rins, fígado e levar ao surgimento de osteoporose.

“A droga desenvolvida pela equipe do Butantan inibe a produção exacerbada das células de defesa que atuam no pulmão, e não geram outros problemas. Efeitos colaterais, como disfunções hepáticas e renais e o inchaço gerado pela retenção de liquido, também não foram detectados”, explica Mônica.

Os pesquisadores afirmam ainda que, como a droga tem uma estabilidade química melhor, ela pode ser administrada em menores doses e em vários formatos.

A secretaria afirma que o próximo passo é a produção de medicamentos a partir da substância, mas ainda não há previsão para que isto ocorra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: