Crecimento e queda da GM

Gm fundada em 1908 por um flamboyant salesman named William Durant
Buick foi a primeira e unica marca
Em 18 meses ele comprou mais 30 fabricantes de carros incluindo Oldsmobile, Pontiac e Cadillac
As compras individaram GM e em 1912 banqueiros demitiram Durant e contrataram Alfred Sloan um standoffish engenheiro, cujas inovacoes rivalizavam as de Henry Ford.
Enquanto Ford e sua linha de montagem revolucionaram a forma que automoveis eram produzidos, Sloan que gerenciou GM ate 1956 revolucionou a forma que os automoveis eram divulgados e vendidos (mkted and sold)
Como ele conseguiu – atraves da segmentacao do mercado. GM conseguiu produzir um carro para cada carteira e proposta (purse and purpose)
De acordo a um executivo da GM:
Chevrolet era para os hoi polloi
Pontiac para o pobre mas orgulhoso (for the poor and proud)
Oldsmobile para o confortavel mas discreto
Buick para os striving
e Cadillac para os Ricos
GM tambem introduziu power steering
power brakes, independent suspensions
e transmissao automatica
GM foi a primeira empresa automobilistica a modificar o estrilo e as funcoes (features and styling) dos carros quase que anualmente
Com a GM produzindo carros virtualmente em toda faixa de preco, ate os anos 50 mais da metade dos carros produzidos e rodando em estradas americanas eram feitos pela GM
O que deu errado:
GM estrutura corporativa chamada por Sloan de decentralized operations with coordinated control funcionou bem enquanto GM dominava a industria automobilistica. Decentralization criou muitas ineficiencias e uma duzia de fiefdorms
Competicao vindo de competidores tais como Toyota tambem aumentou
Vendas de uma divisao calibanizavam outras divisoes
Suas companias de vendas de partes internas cobravam valores exorbitantes
das varias divisoes automobilisticas da empresa
As varias divisoes resitiram a consolidacao operacional interna (back office) incluindo Setor de Compras e Folha de pgto (puchasing and payroll)
GM tambem teve problems com sindicatos
Um greve em 1970 tirou 400 mil empregados do trabalho por 67 dias. freando oda a economia americana
GM tinha 800 mil funcionarios no mundo todo compro paz com sua forca de trabalho dando concessoes de salarios (lavish pay) e pacotes de beneficios dai o apleido Generous Motors
Porem estes contratos de trabalho mutilou (cripped) GM a abilidade de cortar custos.
Foi culpa do Sindicato?
Somente ate um certo ponto
Os sindicatos foram lentos em moderar suas demandas em resposta aos desafios competitivos
Eles resistiram ao fechamneto de fabricas desnecessarias e pressionou GM a criar um Banco de Trabalho (Job Bank) que ajudava a pagar seus funcionarios demitidos ate 95 por cento de seus salarios e beneficios
porem voce nao pode culpar o sindicato pela arrogancia e complacencia da equipe executiva da GM. disse Nancy Rottering que se demitiu como executiva em Financa pela frustracao em lidar com a mentalidade dos executivos (“nos somos GM nos sabemos tudo, nao precisamos mudar”) We aRE GM we know everything we dont need to change

Qual foi o impactop da isolacao do gerenciamento
Freou a habilidade da GM de adaptar-se a modificacao do mercado (changing market) ou ate mesmo reconhecer que o mercado estava mudando
No final dos anos 70 preco da gasolina alimentou a demanda por carros economicos enquanto GM continuava fabricando gas-guzzlers, fabricante sjaponezes inundaram o mercado americano com croos economicos e eficientes trazendo o market share da GM para 44 por cento, o mais baixo valor desde os anos 30. Quando eles decidiram produzir carros pequenos, foram afetados por problemas de qualidade. O estilo era ainda um desastre maior. BMW e Lexus tornaram se exemplos de riqueza e modernidade (they came to epitomized wealth and coolness)

GM tentou se adaptar?

Sim, porem sua cultura e tamanho gigantesco atrapahou. O Sindicato UAA (United Auto Workers) resistiu toda tentativa de diminuir a empresa para compensar a menor venda de carros. Se recusou a renegociar beneficios de saude aos seu mebros e 377 mil  aposentados , mesmo custando GM 1200 por carro, colocando a empresa numa situacao desvantajosa com os rivais japoneses

No final foram os carros nao desejaveis (unappealing cars) que levaram a GM para baixo. A Compania que cresceu (had thrived) fabricando um carro para cada comprador esqueceu de como fazer carros que a maioria da pessoas queriam comprar

fonte: revista The week 19 de Junho de 2009 (capa Fighting Words – North Korea threat to use its nukes) volume 9 issue 417 page 15

jp 4 Novembro de 2009.

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